terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Saudades


O Futuro - F - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O Passado - F - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Lurdes Monteiro

Saudades

A história do almoço de hoje conta-se em duas penadas. Durante uma conversinha no MSN com o P chegámos à conclusão que ambos adoramos omeletes. Vai daí combinámos encontrar-nos para comermos as ditas antes mesmo do Natal. Palavra puxa palavra e resolvemos estender o convite a todos os alunos da turma que este ano se desmembrou, a todos os ex-professores do F desde o 7.º ano e que representariam o Passado, e o P achou por bem convidar a sua DT deste ano, Lurdes Monteiro de seu nome, como representante do Futuro. Se bem o pensámos melhor o fizemos e o almoço foi hoje. Para mim omelete, pois então! Pena que muitos alunos da turma não tenham podido estar presentes, pena que muitos dos professores da turma não conseguissem estar presentes, neste final de período de loucos, mas a maioria nem sequer é de cá de Amarante e hoje já tinham outros afazeres combinados. Mandaram beijinhos e abraços, sentidos, que esta turma ficou na memória de todos nós e aqui permanecerá. Mesmo assim esteve presente a Lurdes Monteiro, a Joana Cerqueira, o Paulo Faria, eu própria, a Cristina Afonso foi lá deixar um beijinho e a Lúcia Tomaz enviou mesmo um discurso escrito em cima do joelho, hoje de manhã, no meio do trabalho da ESA.
No final do almoço foi então tempo de discursos, lido por mim o da professora Lúcia Tomaz, feito de improviso o meu, representando o passado destes alunos. E lá recordei a minha turma de pulguinhas de 7.º ano, que encontrei pela primeira vez num dia de Setembro de 2005, na Escola Secundária/3 de Amarante, e lá partilhei com eles o enorme prazer que constituía para mim o entrar naquela sala C14, ao último tempo de sexta-feira, para a única aula semanal de História que lhes leccionava. Estou a ver as suas carinhas atentas, sempre entusiasmadas com as matérias de História leccionadas por mim recorrendo ao PowerPoint, pela primeira vez, depois de passar quase todas as férias de Verão a adiantar serviço!
O A, a A R, a A B, a outra A R, o A, o E, o único que permanece comigo, infelizmente para ele! :), o E A, o F, a I, o J N, o J A, o J S, o Z P, a M, a M C, A M N, a P, o C, o P P, o P M, o R, a S, a T, a V S e a V Q constituíam a turma do 7.º ano; no 8.º perdemos a M e o J A e acrescentámos o D, no 9.º acrescentámos o N e o Z D e fomos crescendo juntos, eles e eu, eu servindo-me deles como cobaias, experimentando vestir a História com roupagens mais actuais, sem adulterar conteúdos, procurando cativá-los e proporcionando-lhes um ambiente confortável dentro das quatro paredes da nossa sala de aula. Recordei-lhes isso durante o discurso. E partilhei com eles o facto de apesar de ter quase 50 anos... kakakakaka!!!... risos e tossidelas!... ter sido este o primeiro ciclo de três anos em que o ME me possibilitou o acompanhamento das minhas turmas do 7.º ao 9.º ano.
Aqui fica o reparo, magoado, a uma tutela alheada dos problemas reais com que se debatem os professores no terreno.
E combinámos novo almoço, lá mais para o final do ano, com tempo quente, na minha Barca, na minha Aboboreira.
Saudades desta turma. Saudades de tempos de Escola incomparavelmente mais felizes!
E o P também discursou de improviso e relembraram-me os castigos que eu raramente lhes impunha porque eles quase não necessitaram... "Frases longas, professora!", sim continuo a mesma... "Na sala de aula tenho de manter uma postura..." seguido de qualquer coisa que na hora me lembro... qualquer coisa longa... para eles não repetirem a graça e lhes ficar na memória... cem vezes... ai que pecado!
E a Lurdes também discursou como representante do advento do qual fazem parte as cores lilás, amarelo, azul e verde - lilás simbolizando a dor do fim de um ciclo e a passagem para um novo período da vida desta gente em crescimento acelerado; o amarelo e o azul... quem me ajuda que eu já não me lembro!!! e finalmente o verde simbolizando a esperança no futuro.
E pronto. A escrita já vai longa e termina aqui e agora.
Boas festas. Saudades vossas... e do G e do H!
E aqui deixo as minhas palavras, sérias, entre risos e brincadeiras e efeitos especiais!
Para memória futura!
Com que então ficava com o fim-de-semana estragado?!!!!
Náaaaaaaaaaaaaaaaaa!

12 comentários:

AC55 disse...

ja mandei os mails...e belo relato do nosso almoço...bjs

Anabela Magalhães disse...

E eu já recebi! Obrigada, António. Só que a imagem está a passar muito rápido e não está sincronizada com o som... o que é que se passa, ó técnico destas coisa? :)

Pi disse...

Que mais há a dizer?'
Continuámos a trabalhar bem e la no fundo continuamos a ser o 9.ºF...
Quanto aos ultimos 3 anos, mais como esses. BJ

Anabela Magalhães disse...

Eu também queria mais como esses! Foram dias felizes na ESA!
A ver vamos...

Anabela Magalhães disse...

E eu deveria ter escrito "Ó técnico destas coisas?"
;)

blabla disse...

"Estou a ver as suas carinhas atentas, sempre entusiasmadas com as matérias de História..."
(Tosse) xD

Foi uma tarde bem passada não haja duvida!
Ah e os lombinhos estavam bem bons agora omeletes pfff isso é alguma coisa? lol

Foi pena alguns não terem marcado presença mas pronto é a vida xD

E a todos dedico uma música de nome "A Tout le Monde" (não pensem que me rendi ao francês xD) dos Megadeth!

Sigam o link para ouvirem pois é uma grande música:
http://www.youtube.com/watch?v=65JpQRUf8XE

Anabela Magalhães disse...

É verdade, Camões, e a tua era uma delas, sem dúvida que era Camões!
Jamais me esquecerei...
E foi uma tarde bem passada, a repetir, lá para o fim do ano!
E agora vou ouvir a música... se tu a aconselhas eu devo gostar...

Mαriα Moitα disse...

E ninguém faz referência ao Sr. Vítor que me obrigou a "enfardar" 3 pratos de lombinhos? O homem que afirmou chamar-se Carlos, a quem nós chamamos Vítor e que afinal (descobri eu) dá pelo nome de Jorge???
Foi realmente bom e é preciso repetir. .)

Anabela Magalhães disse...

É verdade, Maria, ninguém a recordar o sr. Vitor, Jorge ou Carlos ou lá o que é!!!
Foi um bom almoço. Repetiremos!
Jocas

blabla disse...

Calminha que quem o baptizou de S.Vitor fui eu!
Vamos lá ver os direitos de autor!
xD

Ainda me lemro...
Come mais filhinha que tu precisas..
Parti-me a rir com esta lol

E o brinde também foi um espectáculo:
Brindemos à Maria antes que estoure e bum
lol

Foi um dia bem passado não haja duvida, e o S.Vitor ainda levou ali 10€ de cada um que bem se consolou xD

Laryssa Malosto disse...

Lindo,simplesmente magnífico,senhora professora!
Espero que fique connosco até ao
9ºano, e tal como eles,no último tempo à sexta-feira :)
Beijinhooos grandes

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, aluna minha!
Que bonito! Passado e futuro aqui enlaçados neste post... alunos que já foram meus e tu...
Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.