quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CEF - Empregados de Mesa em Acção





EM3 - ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
e uma de não sei quem

CEF - Empregados de Mesa em Acção

O meu post de hoje é inteiramente dedicado a esta minha turma dos Cursos de Educação e Formação, de Empregados de Mesa, de nível 3, uma das muitas turmas dos célebres CEF existente na ESA.
Esta turma é composta por 18 alunos, rapazes e raparigas simpáticos, sorridentes, alguns mesmo uns amores de miúdos e miúdas, que comigo têm 45m semanais de CMA. Muito pouco tempo, sem dúvida, mas não é isso que importa para o post de hoje. O que importa é que estes alunos, no âmbito da disciplina de Serviço de Restaurante, leccionada pela formadora Lúcia Sampaio, prepararam uma actividade própria para esta quadra natalícia, que avança a passos largos sobre nós, e que consistiu numa Prova de Doces de Natal.
Lá me enfiei na cantina e no polivalente da ESA a tirar fotografias a estes alunos, específicos, que têm nome próprio, que se escreve com maiúscula, e que não podem ser, de forma nenhuma, confundidos com quaisquer outros alunos problemáticos dos CEF, que também os há, mas que não são estes.
A entrada na actividade fazia-se comprando uma senha de um euro que dava acesso a maravilhosas rabanadas, sonhos, aletria, leite-creme, filhoses... que podiam ser acompanhados por um chá quente, excelente para uma manhã fria como a de hoje.
Pena não poder partilhar com os meus leitores as carinhas sorridentes e felizes deles, hoje, enquanto serviam, orgulhosos, professores, colegas e funcionários. É que não me consigo livrar dos meus pruridos, porque eles são menores, porque não tenho autorização de publicação da sua imagem concedida pelos seus encarregados de educação... sim, bem sei que estais todos no Hi5, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, não é assim?

É, a Escola é um lugar complexo, onde muitas das aprendizagens se fazem fora da sala de aula e em actividades como esta em que os alunos aprendem a estar, a movimentar-se, a actuar, antecipando já uma entrada no mercado de trabalho, depois do estágio e prova no final do ano.
E fiquei contente por me ter deslocado propositadamente à escola porque fotografei sorrisos e gargalhadas de quem estava feliz. Fotografei o meu EM3 em acção, primeiro na cozinha confeccionando iguarias, posteriormente servindo as ditas, sempre sempre sob os olhares atentos da Lúcia Sampaio que os orienta entre sorrisos cúmplices.
Pois foi, fotografei o meu EM3, com quem tenho um encontro semanal desde Setembro.
E aqui lhes deixo os meus parabéns a pairar na blogosfera, na esperança de ajudar a quebrar mitos e estereótipos associados aos CEF.
É que há CEF e há CEF!

4 comentários:

EMD disse...

Hummmmmmmmm!
Estes CEF´s prometem.
Parabéns blogosféricos prós piquenos que te enchem de orgulho!

Anabela Magalhães disse...

Espero bem que os piquenos consigam alcançar o que desejam. :)
E que sejam muiiiiiiito felizes!

maria eduarda disse...

O meu desejo para os teus CEF´S e todos os outros, para que consigam a sua realização num futuro próximo.

Anabela Magalhães disse...

Em seu nome, obrigada, Dudu! Transmitirei esses teus votos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.