sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Não se pode avaliá-los?

Não se pode avaliá-los?

"Talvez não fosse mau arranjar para os deputados um modelo de avaliação. Quem assinar a folha de presença só para ganhar o dia, pirando-se logo a seguir, só pode chumbar. E quem chumbar deve ser obrigado a renunciar ao lugar.
É irónico que os deputados tenham sido apanhados em flagrante delito numa votação em que se jogava a avaliação dos professores. Em boa verdade, se os deputados fossem avaliados, corria-se o risco de ver uma bicha à porta da Assembleia com muitos dos nossos ilustres representantes de mala aviada e guia de marcha para casa.
Ser deputado não é ser escravo das sessões plenárias nem ter que estar sentado horas a fio a ouvir discursos e debates. É justo lembrar que há muito trabalho parlamentar que é invisível e que colar na testa de qualquer deputado o rótulo de calão é uma generalização fácil, mas falaciosa. No Parlamento há sempre gente em trabalho por fora, no país ou no estrangeiro, como há sempre deputados que, por razões pessoais, de saúde ou afins, não podem estar presentes. E isso é normal. O que já não é normal é ver faltar 30 deputados de um só partido como aconteceu no PSD. E verdadeiramente grave é perceber que, desses 30, 11 justificaram a falta previamente, nove justificaram-na depois e 10 recorreram à fraude muito em voga nas sextas-feiras de manhã, ou seja, assinaram a lista de presenças para poder ganhar o dia e saíram sem cumprir os mínimos. Este expediente é inaceitável e é esta fraude que verdadeiramente mancha a imagem do Parlamento. Como para grandes males grandes remédios, talvez não fosse mau arranjar para os deputados um modelo de avaliação. Quem assinar a folha de presença só para ganhar o dia, pirando-se logo a seguir, só pode chumbar. E quem chumbar deve ser obrigado a renunciar ao lugar. Mas, como já se viu por exemplos anteriores que há gente que não aprende, é preciso ir mais longe. Quem cometer fraude com as presenças, não deve poder voltar a candidatar-se a deputado. Manuela Ferreira Leite tem a faca e o queijo na mão. Indignou-se com os deputados do PSD que faltaram e fez bem. Agora, só lhe falta anunciar que os 10 em causa serão banidos das próximas listas."

Ângela Silva

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.