domingo, 28 de dezembro de 2008

Rania, Rainha da Jordânia

Rania, Rainha da Jordânia

Aprecio muito a acção desta mulher, Rania de seu nome, que actua em pleno coração do mundo árabe e extravasa da Jordânia para o mundo aproveitando alguns dos benefícios da globalização. Podia limitar-se a ser uma mera peça decorativa que ficaria sempre bem ao lado de qualquer rei, mas a verdade é que semelhante papel não se adequa minimamente a uma mulher que alia beleza e inteligência em doses absolutamente generosas. Vai daí resolveu aproveitar o canal democrático e mais do que popular do YouTube para lutar, ela própria, contra estereótipos "nossos" relativamente ao mundo árabe.
O meu conhecimento do mundo árabe é algum e, tal como Rania, garanto que as realidades são muito diversas de país para país e mesmo dentro do mesmo país, de região para região. Diversas são as realidades do ponto de vista económico, cultural, religioso, do papel das mulheres neste mundo que também se vai alterando a cada dia que passa. Mantenho-me particularmente atenta a este último ponto, registando pequenas ou grandes alterações neste mundo olhado, quantas vezes, com desconfiança, e onde eu gosto de me misturar, ao acaso, pelas ruas, em Aman, em Marrakech, em Nouakchott, em Layounne, em Tunes, em Trípoli... sempre consciente que as mudanças devem partir da necessidade sentida no seio destas sociedades já que as imposições dão, frequentemente, péssimos resultados.
A palavra à rainha Rania. Aos estereótipos e à sua/minha luta contra eles.



Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.