quinta-feira, 2 de julho de 2009

Menina



Menina

A eterna Menina da minha rua, de seu nome Maria Eulália Macedo, vai presentear-nos, no próximo dia 3 de Julho, pelas 19 horas, com o seu livro "Histórias de Poucas Palavras", cuja apresentação estará a cargo do professor José Rui Teixeira, em cerimónia a realizar na Biblioteca Municipal de Amarante.
Já aqui falei sobre esta professora de Moral, que foi minha nos longínquos anos lectivos de 1973/74 e 1974/75, anos marcantes na História do meu país e igualmente marcantes na minha história pessoal, preenchida ao tempo com aulas de Ciclo Preparatório.
Tive a sorte de ter, ao longo de toda a minha vida estudantil, alguns professores muito bons e alguns outros excepcionais, em termos de preparação científica, pedagógica, humana, ética... e que me foram servindo de referência ao longo do meu crescimento e, posteriormente, ao longo da minha vida profissional. Alguns encontrei-os no Ciclo Preparatório, para onde me mudei com alívio, vinda directamente do espartilho do Colégio de S. Gonçalo.
Maria Eulália Macedo foi/é um exemplo de postura, de irreverência, de frontalidade, de criatividade, de honestidade, de franqueza, de brio, de decência, de educação, de partilha, de adaptação, de generosidade, de jovialidade, de paixão, em suma é um Exemplo de Vida. E presumo que isto não se tenha passado só comigo, que estas memórias sejam exclusividade minha, e que outros alunos a recordem assim - Exemplar.
A característica mais marcante de Maria Eulália Macedo, que eu retive e agora recordo, foi, sem dúvida, a sua extraordinária capacidade de nos amar a todos, sem distinção de classes sociais ou económicas, ela que nunca teve filhos de produção própria, mas que acolheu tantos, nos seus braços maternais, de produção alheia.
Maria Eulália Macedo, Lalinha ou Lala, será sempre, na Nossa Rua e na Nossa Terra, A Menina.
Termino este post, de agradecimento e de homenagem a Maria Eulália Macedo, pelo exemplo e pelos ensinamentos que me transmitiu a mim e a muitos milhares mais, com as palavras que enriquecem o seu convite e que, para todos os que têm o privilégio de a conhecer e de com ela privar, sabe serem dela.

"O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de colher."

Maria Eulália Macedo
In Histórias de Poucas Palavras
Nota - E para quem tiver curiosidade em ler o que aqui ficou escrito no dia 4 de Agosto de 2008 é favor clicar aqui.
E sei, sei que a vou deixar comovida e em lágrimas quando amanhã lhe entregar este texto.
Acho até que lhe vou pedir para que o leia em casa, no recato do seu lar, sob pena de deixarmos uma biblioteca cheia de gente a olhar para nós, como já aconteceu anteriormente com um café, o Café do Largo, o Café-Bar, cujos habitantes quotidianos olhavam para nós entre o espantado, o incrédulo, o preocupado.
Malandrices. Minhas e Dela.

6 comentários:

bugsnaEDucação disse...

Com a cortina de porcaria que ensombra a nossa vida, quase nem via o importante e o belo.
Linda homenagem!
Mais tarde irei à outra entrada que não conheço.

Raul Martins disse...

A tua generosidade de sempre!

As poucas palavras que citas da Professora Eulália são de uma grandeza enorme e certamente as escolheste porque serão as que retratam o que a tua memória relembra do quanto ela significou para ti.

Obrigado pela partilha. E fiquei com vontade de ler o livro.Não sei se o encontrarei por estas mandas. Se não o conseguir arranjar, enviarte-ei, por mail a minha morada pedindo que me arranjes um exemplar que depois me dirás quanto custou, assim como os gastos do envio.

Um grande beijinho do amigo sempre presente apesar da ausência.

Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Não conheces?! Tu a conhecedora profunda deste blogue?!
R vais ficar contente quando passares outra vez por aqui...
Hellooooo! É o Raúl do sorriso africano!

Anabela Magalhães disse...

Seja bem regressado!
Bolas! Já estava com saudades tuas!
Muito obrigada pelas tuas palavras, generosas, como sempre.
Quanto ao livro eu trato disso, não te preocupes. Manda-me a direcção para o e-mail.
Beijinhos e fica bem.

Laryssa Malosto disse...

OI
Por falar em Maria Eulália Macedo,não sei se já viu lá pela escola os cartazes do que se passará na próxima semana,vamos fazer uma homenagem a esta escritora...
Vai ser mesmo giroo!
Eu tbm bou participar!
Vai ser na BE!
Já viu?
Fantástico!
Beijo

Anabela Magalhães disse...

Vejo que continuas em escavações arqueológicas blogue adentro, minha malandra...
Deixas-me contente!
E sim, já vi e já sei que a nossa Biblioteca lhe tomará o nome emprestado...
Vai ser lindo! A "Menina" merece.
Beijinhos, Laryssa!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.