quinta-feira, 1 de maio de 2008


Noite - Amarante - Portugal
Fotografia de Vera Matias de Magalhães

Vera e Maracujá

Este "post" é uma parceria entre dois leitores deste blogue, ambos com 14 anos e já por mim amplamente apresentados e divulgados.
O Maracujá escreveu o poema com o brilhantismo de sempre e ele mesmo escolheu esta fotografia, belíssima, tirada pela Vera, que fotografou a nossa mui querida Amarante ao anoitecer. Difusa. Misteriosa
Outro dia, outra noite... outras poesias se seguirão!!!
Não é assim meus queridos?

Noite

Sentei-me debaixo das estrelas
Misteriosas
Luzes de marinheiros
Almas de
caminhantes.
A calçada estava fria
O sol tinha partido já fazia muito tempo.
O luar resplandecia,
iluminava e encantava.
Olhei as folhas,
nas suas enrugadas faces
espelhava-se a lua,
o seu franzino caule dançava com a brisa,
os ramos abraçavam seus filhos
com ardor
calorosamente
pois só estavam prontos para voar com o vento
aquando do festival Outonal
Uma sinfonia de vida
uma homenagem à mãe.
Encostei-me então ao tronco
Forte
Majestoso
Pai e piedoso.
A sua volátil sombra
espectro cinzento
assustava os tolos
e encantava as palavras.
Levantei-me e caminhei para relva
verde e fresca
molhada pela primeira gota de orvalho
brilhante
transparente
e a sua essência de solo primeiro raiar
um arco íris preso
conformado
belo
que me inspira.
Olhei então o horizonte
longínquo
esculpido nas montanhas
escavado em vidas
regado de chuvas
sedento de lágrimas
e saudade,
percorrido
pelas estradas
e pela Estrada.
Sobre ele
nascia o sol
esperado
venerado
omnisciente
Deus.
As cores estavam de volta
e a música
do chilrear dos pássaros,
do zumbir das abelhas
e do polinizar dos beija-flor
e com eles parto para me sentar noutra calçada fria
olhar outro luar
Escrever outro poema...

24 comentários:

ATM disse...

Coitadinha da Criancinha de Alcains Castelo Branco!

Mais uma violência de um “professor”
contra uma criancinha na Escola de Alcains!
Trata-se de um fedelho de seis que andou
a brincar com a plasticina na sala de aula!
O Senhor professor brincou com a Criança = crime.
Se a criancinha a brincar com o professor e fazer dele palhaço = virtude, vitória e incremento da auto-estima
Coitadinho… as criancinhas têm direito a sujar-se
para as mamãs lambê-los
e utilizar o Skip na máquina de lavar1
E o Senhor Professor que até nem era Professor,
Mas contratado da autarquia foi saneado
E perdeu o emprego!
Força…. f…. os professores novos para os jovens perderem a mania de ser professores!
Mandem-nos para deputados do PS!
Bom trabalho da Presidente do Agrupamento de Escolas,
Da Dre e do ME.
PARABÉNS!
Abençoado Estatuto do Aluno!

Anabela Magalhães disse...

Pois.
O país real é muitas vezes, demasiadas vezes, um país da treta!
É contra a treta que eu combato no meu dia-a-dia.
Espero não me tornar no D. Quixote de La Mancha!!!

EMD disse...

Delicioso Maracujá!
A partir de agora passo a comentar as obras na casa do autor (osilenciodamusica.blogspot.com) “Tá?”
Foi bem acertada a distinção do Maracujá e da Verinha como “ blogs muito bons, sim senhora”. É preciso animar estes miúdos que se aventuram nesse caminho pedregoso da escrita. E como eles escrevem bem!

Avó Pirueta disse...

Hoje, dia 1 de Maio de 2008, em que me abalancei, sozinha, a criar um blogue para não andar sempre (desde o dia 10 de Abril) a meter-me dar palpites nos blogues dos outros, dêem-me direito a dizer uma coisa: O Poema do Maracuja (Passion Fruit, em Inglês, como toda a gente sabe, e Passiflora, em Latim, que vem dar ao mesmo, "Fruto da Paixão)e a belíssima foto da Vera (Vera, verdadeira) merecem um grande UAU! Lá porque sou uma senhora de provecta idade, meus jovens Amores, como vos entendo bem! Aliás, eu hoje acordei com 16 anos, resmunguei como uma adolescente por causa da nossa língua, depois empertiguei-me, fiquei com 30, escrevi`a nossa Ministra, a seguir senti-me com 6 e estive a brincar às trancinhas e agora tenho pr'aí uns 15, só para sentir bem o que dizem estes dois. Um Poema é um Poema, é um Poema, é um Poema. Maracujá, mantém-te Fruto da Paixão: pela Vida, pelas Pessoas, pela tua cidade, por ti mesmo. Vera, continua a fotografar, que a fotografia dá para perceber que a primeira lente com que focas é o Coração. Senhora Professora, Anabela que não fez o TPC, dá as minhas mensagens aos teus meninos. E, sei que nem é preciso pedir-te, ajuda-os a crescer assim. Dá-lhes também um beijinho meu, sim? Que dia bom, hoje! Carmo

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Elsa, também pelo teu apoio a estes alunos longínquos.
E como eles escrevem bem!!
Beijinhos
Fica bem

Anabela Magalhães disse...

Obrigada Carmo e mais uma vez parabéns pelo teu blogue. Que bom não ter idade certa... delicioso não ter idade certa e poder ser de novo criança, adolescente, mulher madura! E tudo isto num só dia.
Quanto a ajudá-los a crescer, essa não é a nossa obrigação... é mesmo o nosso gosto!
Beijinhos

blabla disse...

Coitadinho do DePrimeAbord!
Desta vez ficou sem trabalho!
Será que ficou muito chateado?
=)

Mαriα Moitα disse...

O blog “MariaCarvalho” seleccionou “Ecstasy of Gold” para atribuir o prémio “É um blog muito bom sim senhora!”
Vê a nomeação em: http://mc-omplicated.blogspot.com/2008/05/e-um-blog-muito-bom-sim-senhora.html#links

Mαriα Moitα disse...

O blog “MariaCarvalho” seleccionou “Anabela Magalhães” para atribuir o prémio “É um blog muito bom sim senhora!”
Vê a nomeação em: http://mc-omplicated.blogspot.com/2008/05/e-um-blog-muito-bom-sim-senhora.html#links

Mαriα Moitα disse...

Nao aceite o comentário "Ecstasy of Gold" foi engano...^D

Anabela Magalhães disse...

Muito, muito obrigada pela distinção, muito significativa para mim, Maria.
Tive de deixar muitos de fora, muitos por onde passo quase todos os dias e o teu foi um deles.
Mas já sabes... nunca me pares de correr!!!
Beijocas grandes. :)

Anabela Magalhães disse...

DePrimeAbord e superior a essa alfinetada, Camões!

blabla disse...

É para ver o poder do meu blog stora!
Até é nomeado noutros blogs!!! lol

EMD disse...

O/A DePrimeAbord também foi felicitado/a lá no condomínio onde mora.
Ai Camões, Camões!
Esse nome tem de ser bem honrado!
«tu Camões da inveja empeçonhada./
Pesam dos génios na existência dura / Tanto a fama e as glórias quanto as lágrimas.» (Rosalía de Castro)

blabla disse...

Lindo Lindo.... Continue assim que vai vem!!!
Eu vim por outra razão e não para discutir por isso vou directo ao assunto:

O blog “Ecstasy of Gold” seleccionou o seu blog para atribuir o prémio “É um blog muito bom sim senhora!”
Vê a nomeação em: http://ecstasyofcamoes.blogspot.com/

blabla disse...

Deve se ler "bem" e não "vem"!
O dedo escorregou da tecla!

blabla disse...

Bem...agora é que eu venho para discutir...
1º-Não tenho inveja, disse aquilo só na brincadera;
2º-Reconheço que o meu talento não é a escrita, mas também, pouco me importa;
3º-Hum...não tenho mais nada a dizer!
Votos de um bom dia e adeus!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pela distinção, Camões. Deixas-me muito honrada.
Quanto às escorregadelas só não as tem quem não caminha... ora não é o nosso caso, pois não?
Importante a tua própria correcção. Fico contente.
Beijocas grandes

Anabela Magalhães disse...

Não te menosprezes, Camões.
Quanto ao teu sentido de humor... eu já o conheço de outros carnavais!!!
Lol

EMD disse...

Mas... Camões,
Tenho dúvidas e fantasias. Não sei… Se o grande génio da Literatura Portuguesa voltasse agora a este mundo não sei se escolheria a escrita como modo de vida. Cá para mim, sendo ele um homem à frente do seu tempo, era bem capaz de se dedicar à blogosfera, à metallica, à informática.
Ah, já agora aproveito, se a professora deixar, para agradecer publicamente a sugestão do mSearch!
Bom dia também para ti.

Safira disse...

Olá!
Leio este blog com frequência, e também já o adiccionei ao meu blog "escola do presente", se passar por lá pode verificar...
Considero o seu blog de muita qualidade, parabéns!

Safira

Anabela Magalhães disse...

A professora deixa, deixa!!
E eu também tenho dúvidas. E não é só sobre Camões... felizmente!

Vera Matias disse...

O blog “VeraMatias” seleccionou “Anabela Magalhães” para atribuir o prémio “É um blog muito bom sim senhora!”
Vê a nomeação em: http://veematias.blogspot.com

blabla disse...

Fico feliz por saber que gostaram do mSearch! Embora que os louros não sejam meus, visto que não desenvolvi o programa, mas sim do Anarki99!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.