sábado, 31 de maio de 2008


Sal - Sahara Ocidental
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

O Sal e a Terra - Problemas

Vos estis sal terrae. S. Mateus, V, 13

"Vos, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os predadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que eles dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda Mal!"

Sermão de Santo António aos Peixes, S. Luís do Maranhão, 1654

6 comentários:

Avó Pirueta disse...

Anabela, Princesa do Tâmega, quero dizer-te que te "roubei" aqueles bonecos com que também limpaste a alma, aqueles desenhos infantis, para uma festinha que está a ter lugar hoje na pediatria, com as crianças hospitalizadas. Estão pendurados, dizem-me (infelizmente não posso ir até lá, porque ainda não devo andar com o pé ao pendurão), assim como balões, e vão ser mimadas histórias pequenas. Haverá também música, um lanche, presentes e chocolatinhos.
Foi o teu sal que ajudou a temperar este dia e a decisão de te "roubar" só me surgiu ontem à noite, pelo que não deu para te pedir autorização com antecedência. Estou daqui a ver a tua cara zangada e preocupada por eu ter cometido um acto tão ilícito...
Disse à assistente social, Marta, que andava aflita para encontrar uns bonequinhos que sabiam onde eles estavam e fui roubar-tos. Pronto. Agora, dás-me um penitência, sim? Porque as confissões ficam mais perfeitas com a respectiva penitência. Falta-me, contudo, o propósito de emenda... Achas que tenho perdão? E tu, minha Querida, vai pregando, porque foi mesmo para isso que António Vieira deixou os Sermões.
Um beijo grato e Amigo da Carmo

Anabela Magalhães disse...

Minha querida Carmo

Eu própria os "roubei" porque recebi-os faz muito tempo via e-mail, sem identificação de autoria, e guardei-os todo este tempo porque gostei mesmo daqueles bonecos felizes. Se ajudei a divulgá-los e a espalhá-los pelo mundo fico feliz, e mais feliz ainda por saber que há crianças aí em Angola a quem eles vão agradar e alegrar o dia.
Obrigada pela partilha desta informação.
Cara de zangada, eu? Não. Cara de feliz.
E sem penitência para ti... ou melhor, com uma: Sê feliz tanto quanto conseguires.
Beijinhos e as melhoras

Raul Martins disse...

E quando as verdades são tão claras, até os peixes lhes dão ouvidos e que o diga Vieira.
Hoje, no DN Online, do Anselmo Borges, há uma reflexão interessante sobre o sermão aos peixes:
http://dn.sapo.pt/2008/05/31/opiniao/padre_antonio_vieira_o_sermao_peixes.html
É sempre bom lembrar Vieira quando comemoramos o 4º aniversário do seu nascimento. É bom lembrar porque muito actual.
Carpe diem por esse rio acima!

Fátima André disse...

4º Centenário, não é verdade, amigo Raul!? Pois, desta desculpo... acabadinho de nascer desculpo, sim senhora!!! :)
(Estou a brincar, eu sei que foi lapso de escrita, mas fica a correcção para os mais distraídos.
Abraço :)

Anabela Magalhães disse...

Engraçado, li o comentário do Raul lendo centenário!!!
É caso para dizer... Ai o poder da mente!!
Aqui fica pois a correcção.

Raul Martins disse...

4º Centenário, claro!
Obrigado pela correcção.
Carpe diem!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.