quarta-feira, 28 de maio de 2008

J T


Professor J T - ESA - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

J T

E hoje tivemos mais um momento brilhante, dentro das poucas aulas que nos restam até ao final do ano lectivo, desta vez a cargo do J T, aluno do meu 9º F.
A aula, subordinada ao tema "A Perpetuação do Autoritarismo e a Luta Contra o Regime", teve início com um T um pouquito nervoso, acusando talvez a responsabilidade de apresentar a sua aula depois da apresentação excepcional do Z P, mas que logo se entusiasmou e foi ficando cada vez mais descontraído à medida que a aula fluía e ia tendo resposta para tudo, que esta aluna, de seu nome Anabela Magalhães, não gosta de levar dúvidas para casa.
A apresentação estava muito bem organizada, numa sequência adequada ao tema em estudo, cuidada do ponto de vista estético e num português correcto. As imagens foram muito bem seleccionadas e tivemos até direito ao impressionante momento musical "Angola é Nossa" muito bem ilustrado com imagens de um horror de guerra completamente branqueado durante o Estado Novo. Amei particularmente este momento, que a História também se faz destes momentos fortes que nos deixam emocionados. E gostei particularmente da Ficha de Consolidação de Conhecimentos apresentada em PowerPoint e realizada oralmente no final da aula.
Obrigada, J T, adoptarei a tua estratégia no próximo ano. A História não se pode alhear da Educação Ambiental, não é assim? Sob pena de não termos futuro. Sob pena de acabarmos com a História.
Beijinhos muitos e obrigada pela aula cinco estrelas!
E continuo a ser uma professora feliz dentro da sala de aula...

13 comentários:

Pi disse...

Parabéns Tav!
Outra aula excelente!
Na próxima quarta vou ser eu que vou estar aqui em "julgamento público".

Rui disse...

Parabéns Taveira !
Não é facil dar uma aula de historia, mas tu conseguist...
muito bem !

Anabela Magalhães disse...

Sim, a aula do Tav foi impec.
E sim, serás tu, Pi, a fechar com chave de ouro os nossos três anos de trabalho. Mas é que não espero outra coisa de ti.
Bom trabalho.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E não me esqueci... aguardo calmamente que me faças comer poeira!!! kakakakaka... é claro que eu preferia areia!!! D)
Bjs

Weedossaurus Rexxx disse...

Obrigado! Também depois da trabalheira...! Enfim. Apesar disso foi uma experiência bem mais interessante do que fazer um teste.
Sim, de facto estava realmente nervoso no princípio da aula. É difícil suportar o peso da responsabilidade de apresentar uma aula sozinho e da confiança depositada pela professora. Felizmente, correu tudo muito bem e estou orgulhoso do meu trabalho! =D

Helder Barros disse...

Parabéns a todos! Assim se faz Educação de Qualidade Elevada, para gente inteligente ver e aprender; e não, não me esqueço dos ratos... de esgoto! Que tenham humildade de aprender com esta professora que tem a qualidade de colocar os alunos a darem aulas de grande nível! Parabéns, assim de constroi a Educação de Qualidade! Great Blue Scorpion!

Helder Barros disse...

E mais, vão chegar às área de Projecto 12.º ano e vai ser canja, graças à Professora Anabela Magalhães que, contra ratos e tempestades, ministra Educação de Qualidade!
Great Blue Scorpion!

Vera Matias disse...

Na próxima é o Pi, ouvi dizer ;P

Anabela Magalhães disse...

Claro, Taveira, testes estais vós fartos de fazer, não é assim? E são canja se comparados com isto!!
A professora sabe o que anda a fazer. E acredita em vós.
Quando vos lancei este desafio esperava exactamente aquilo que estou a ter e que é:
gosto pelo trabalho, empenho, esmero, cuidado, pesquisa, aprofundamento, responsabilidade, capacidade e vontade para superar novos desafios... afinal nós também temos que vos ajudar a prepararem-se para a vida e para vencerem desafios cada vez mais complexos.
Caminhámos juntos durante três anos. Agora voai à procura de outros horizontes.
E podes estar orgulhoso do teu trabalho. Eu estou também orgulhosíssima dele.
Obrigada.
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Olha, Helder, o rato incomodou-me bastante. Não porque me tenha abalado as convicções de professora que trabalha de carago, como se diz por aqui, independentemente de remunerações ou avaliações de desempenho, mas porque se achou no direito de se pronunciar sobre o que não conhece, com um tipo de linguagem a que não estou, de todo, habituada, porque o meio onde me movo não tem rigorosamente nada a ver com posturas e linguagens daquele tipo.
As únicas pessoas que me conhecem completamente enquanto professora são os meus alunos. São eles que acompanham o meu trabalho a cada aula e beneficiam, espero, dele.
E sabem que a minha postura enquanto pessoa e, consequentemente, enquanto professora é a mesma.
Sou o que sou. Às vezes contra ventos e marés.
Mas confesso-te... sinto-me cansada. Apesar de continuar a sorrir. :)

Anabela Magalhães disse...

É, Vera, o próximo é ele!!!!

José Carneiro disse...

Parabéns Taveira! Uma aula muito bem leccionada... não me deixaste ficar mal, parece que estamos no bom caminho para brilhantes conferencistas... ;)

Anabela Magalhães disse...

A brincar que o digas Zé... garanto-te que ainda há pouco tempo vi bem pior de quem tem bem mais responsabilidade!!!
Lá chegareis, às conferências...
venham elas que para vós vai ser canja!
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.