segunda-feira, 19 de maio de 2008

Deseducação pelo Exemplo

Children See, Children Do

No dia 5 de Janeiro reflecti sobre esta problemática aqui neste blogue. Repito o spot publicitário e abstenho-me de fazer quaisquer outros comentários.

4 comentários:

Elsa C. disse...

O spot publicitário tem subjacente um poderoso mecanismo de socialização, através do qual se faz a aprendizagem social: a imitação.
Na socialização primária - viabilizada na infância - a criança tende a copiar dos adultos, as atitudes, as acções e as expressões.
Durkeim dizia que a educação é sinónimo de condicionamento. Tinha razão. Os valores, os costumes, as tradições são modeladores comportamentais. E quando os adultos constituem modelos perniciosos na formação e desenvolvimento da personalidade dos mais novos? Educação/reeducação de adultos?
Não no sentido em que a expressão é vulgarmente utilizada...
O problema é que os hábitos e
(des)valores sedimentados, nos adultos, ao longo de décadas são difíceis de mudar. É curioso que à medida que se envelhece a tendência seja a de uma rigidez face à mudança e à inovação.
Neste caso, parece-me que estamos perante um paradoxo quanto à natureza humana: um humano cada vez menos humano, humanizado?!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Elsa. As tuas explicações só nos enriquecem a todos.

Passiflora Maré disse...

Obrigada Elsa adoro essas explicações filosóficas, epistemológicas, etc...

Elsa C. disse...

Anabela e Passiflora:

Não me agradeçam. É um privilégio partilhar convosco os meus pensamentos. É um privilégio escrever neste blogue.

Beijos,
Elsa

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.