terça-feira, 13 de maio de 2008




Carolina - Escola Secundária/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Carolina

Ontem a Carolina vestiu a pele de uma professora um pouco descuidada. Descuidada na qualidade do trabalho em Powerpoint, sem imagens, com erros ortográficos que se transformaram em gatinhos e erros de conteúdo que se transformaram em gatões, miando a torto e a direito pela sala A21.
A Carolina lá nos explicou que na noite anterior estava a fazer a correcção dos diapositivos quando teve um problema com o computador que a impediu de fazer o que quer que fosse. E eu lá lhe lembrei da necessidade de não deixarmos o trabalho para a última da hora, sob pena de apanharmos uns percalços pelo caminho, sem tempo para correcção.
Mas a Carolina teve dois momentos hilariantes em que toda a turma desatou a rir a bandeiras despregadas. O primeiro foi quando nos falava dos países do Terceiro Mundo e com um ar muito escandalizado, e enfatizando muiiiito a informação, nos comunicou que "estes países aiiiinda conseguem ter taxas de educação/instrução muuuuuiito piiiiores do que as de Portugal!!!!", com ar de quem acha semelhante coisa perfeitamente impossível! Talvez eu até tenha um pouco de culpa nisto já que estou sempre a insistir com os meus alunos que os portugueses têm muito a melhorar neste âmbito e é necessário o esforço de todos para conseguirmos superar as dificuldades que ainda persistem. E insisto e volto a insistir, parecendo mesmo outra senhora que eu cá sei e não digo o nome!
Quanto à outra situação, confesso aqui, publicamente, que não tive qualquer responsabilidade no caso. Pois a Carolina perante os risos da turma que ria do seu manifesto exagero acrescenta "Sim, porque os resultados de Portugal são mesmo muiiito maus! Porque eu ouviiii a nossa miiiniiiistra referir-se aos dados do Piiiiisa e ela diiiisse, que eu ouviiii, que os resultados eram muito maaaaus para Portugal, mas que se ela tirasse os resultados maus, dos maus alunos, os resultados alcançados pelos alunos portugueses seriam bons!!!
Bem, aqui foi gargalhada geral e eu confesso que não consegui suster o riso. Alguns quase que choraram a rir e outros agarravam-se à barriga dando saborosas gargalhadas.
Depois dos miúdos acalmarem lá fiz a correcção necessária e passamos à frente. E a aula decorreu sem incidentes de maior até ao final.
É claro que a Carolina conseguia fazer melhor caso tivesse investido mais na preparação de uma aula que poderia ter sido bem mais interessante.
Fica-lhe a experiência e a aprendizagem com os erros... espero!!

7 comentários:

Ocix disse...

Uma aula muito vadia!!!! Parecia um bairro com tanto gato, gatinhos e gatões. Desde já dou os parabéns à Carolina por não se rir muito.

Anabela Magalhães disse...

É verdade, Xico, andaram por lá uns gatos, uns gatinhos e uns gatões bem vadios!!!!
Sim, nesse aspecto, da risota, ela até se aguentou bem!

Raul Martins disse...

Uma aula vadia! Gostava de ter assistido! Porque nos faz bem rir. E Carolina, é assim mesmo, comparar-nos aos que estão pior do que nós... só assim podemos estar por cima... e para a ministra, o título do poste mais acima: xôôcarrapatos...

Um sorriso africano (gostei dessa) por esse rio acima!

Anabela Magalhães disse...

Recebido, Raul, rio acima cá me chegou ao computador!!!
E se gostaste adopta. Assenta-te que nem uma luva!!!!!!!
E, claro, XÔOOO CARRAPATOS para ela!!!!!!!

rui disse...

gostei do post, todos tivemos que improvisar algum dia, n'est-ce pas?

Anabela Magalhães disse...

C`est vrai, Rui, c`est vrai! Et merci, por supuesto!!!

Dianita disse...

Sim, sem duvida, uma aula engraçado.
Podia ter sido bem pior.
Sim a menina das gargalhadas como professora!!
Concordo plenamente com o ocix!!

;D

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.