quinta-feira, 29 de maio de 2008


Luz - Skoura - Rota das Mil Casbhas - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Lá Chegaremos! E Estamos no Bom Caminho!

Quando quase tudo se encontra subvertido, quando quase tudo se encontra descontrolado, quando o estado se demite da sua função exemplar e dá sinais aberrantes à sociedade, o que nos resta?
Remar contra a maré... até cansar!
Não sei se esta mensagem, que circula via e-mail, corresponde a uma situação real. Pelo sim pelo não, e porque pode dar jeito para as nossas escolas num prazo muito, muito curto, aqui fica postada. Dá que pensar. E dá cada vez mais vontade de fugir a este mundo dito civilizado.
Haverá luz ao fundo do túnel?

PARA GRANDES MALES; GRANDES REMÉDIOS!

"Esta é a mensagem que o pessoal docente da Escola Secundária de Pacific Palisades (Califórnia) aprovou unanimemente que deveria ser gravada no atendedor de chamadas da escola. Foi o resultado de a escola ter implementado medidas que exigiam aos alunos e aos pais que fossem responsáveis pelas faltas dos estudantes e pelas faltas de trabalho de casa. A escola e os professores estão a ser processados por pais que querem que as notas que levam ao chumbo dos seus filhos sejam alteradas para notas que os passem - ainda que esses miúdos tenham faltado 15 a 30 vezes num semestre e não tenho realizado trabalhos escolares suficientes para poderem ter positiva.

AQUI VAI A MENSAGEM GRAVADA:

Olá! Foi direccionado para o atendedor automático da escola. De forma a podermos ajudá-lo a falar com a pessoa certa, por favor ouça todas as opções antes de fazer a sua selecção:
- Para mentir sobre a justificação das faltas do seu filho, pressione a tecla 1
- Para inventar uma desculpa sobre porque é que o seu filho não fez o seu trabalho, tecla 2
- Para se queixar sobre o que nós fazemos, tecla 3
- Para insultar os professores, tecla 4
- Para saber por que razão não recebeu determinada informação que já estava referida no boletim informativo ou em diversos documentos que lhe enviámos, tecla 5
- Se quiser que lhe criemos a sua criança, tecla 6
- Se quiser agarrar, tocar, esbofetear ou agredir alguém, tecla 7
- Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano, tecla 8
- Para se queixar dos transportes escolares, tecla 9
- Para se queixar dos almoços fornecidos pela escola, tecla 0
- Se já compreendeu que este é o mundo real e que a sua criança deve ser responsabilizada e responsável pelo seu comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelos seus tpcs, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"

8 comentários:

Avó Pirueta disse...

Minha Princesa do Tâmega, olha, se non es vero es bien trovatto... Desculpa o italiano, mas de facto, se não é verdadeiro, poderia muito bem ser. Mais uma vez recomendo o filme "Professores", com Nick Nolte. Há lá um professor que dá duas aulas depois de morto...Ou então espera que eu chegue e fazemos uma sessão... Um beijo da Avó Pirueta

Anabela Magalhães disse...

Bem vinda, Carmo, já estávamos com saudades.
E ainda vai ser o que nos vai acontecer a nós... com todas as medidas economicistas deste governo bem que se calhar vamos ter de leccionar mais umas aulitas depois de mortos!!
Ai, se a Lulu passa por aqui!!!
Bjs e as melhoras

EMD disse...

Ah inabalável Carmo! Como recupera da ausência forçada, que já a encontrei pelos quatro cantos da teia...
Desculpa, Anabela, não começar pelo que aqui me trouxe: tu.
Quão enganador é o título da entrada de hoje: «lá chegaremos... bom caminho»!
Já estivemos mais longe, já.
Eu cá acho que, para castigo, o trio tutelar devia ouvir esta mensagem electrónica sempre que pegasse num telefone, e para todo o sempre.

Anabela Magalhães disse...

A tua sugestão é excelente, mas é que devia ser mesmo para todo o sempre! O tempo deles no ministério está a esgotar-se... mas que rasto negro deixarão para trás!!!
Professores desmotivados, confusos quanto ao seu papel, desprotegidos, entregues quantas vezes a si próprios, vilipendiados, roubados... e a quererem ver-se longe deste filme de terror em que esta gente mergulhou a Educação! Ainda lhes dei o benefício da dúvida, mas se era para isto mais valia não terem feito nada! Com nada ficaríamos melhor.
E agora, quem remenda os cacos?!

Raul Martins disse...

Um bom momento para descontrair.
Só falta uma tecla a dizer "se não está satisfeito com o que ouviu até aqui vá aborrecer a tutela".
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

E eu proponho "Em qualquer dos casos queixe-se à tutela".

Raul Martins disse...

Está muito melhor. Pode ser.

A Professorinha disse...

Já conhecia essa mensagem. Acho que aqui em POrtugal devíamos pensar em qualquer cois do género... alguns bem estão a precisar..

Beijos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.