sábado, 31 de maio de 2008

Ainda a Reportagem Pouco Séria da Sic

E explico. Pouco séria porque lança umas atoardas para o ar, generalizando e estendendo as insinuações ou mesmo "informações" de perigo tendo como pano de fundo três blogues que são pesos pesados na blogosfera. O do Ramiro Marques, o do Paulo Guinote e do Balbino Caldeira. Este último eu não acompanho mais por falta de tempo do que outra coisa qualquer. Dos dois primeiros, como já disse anteriormente, sou visitante assídua e confesso a minha perplexidade pela escolha e pelo destaque dado numa reportagem sobre "Os perigos da Internet".
Mas o que é que o cu tem a ver com as calças?
Mas o que é que a bota tem a ver com a perdigota?
Reportagem pouco séria, portanto, que induz em erro os mais desprotegidos intelectualmente.
Perigosa está a televisão ao contribuir enormemente para a alienação colectiva.
É por isso que eu não perco grande tempo com ela... e como me rende o meu tempo!!! decorrente desta opção consciente que já fiz há muito, quando a coisa se começou a degradar ao ponto de me incomodar.
Aqui te deixo o link, Raul, para que possas tu também aferir da qualidade jornalística da peça!
Aqui e Agora. Os Perigos da Internet.

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={E4ED6C1E-A7C7-469C-BE4D-CFF568293150}

11 comentários:

Ramiro Marques disse...

Obrigado, Anabela, pela atenção. É uma reportagem ridícula. Teve um efeito com que a SIC não contava: divulgou ainda mais os blogs. O número de visitas disparou. E mostrou aos professores a importância que os blogs têm tido na luta pela dignidade da profissão docente.
Eu já raramente via a SIC; a partir de agora verei ainda menos.
Ramiro Marques

Anabela Magalhães disse...

Ridícula é um bom adjectivo. E também grosseira, confusa, mal estruturada, mal trabalhada, mal intensionada, desonesta nos seus propósitos, deseducativa, deprimente, alienadora...
Quanto ao resto digo-lhe o que penso, honestamente: quando se provoca este tipo de reacção é sinal que se está no bom caminho e é sinal que se está a fazer obra válida. É o seu caso. Não tenha dúvidas.
E eu é que lhe tenho a agradecer o apoio que me tem dado.
Fique bem.

Fátima André disse...

Anabela, não querendo inferir nada, não lhe parece que para além da análise que faz (com a qual globalmente concordo), possa haver, por trás outros interesses? Jornalísticos ou não, convenço-me que ali deve haver gato...
Que vergonha!
Acaso os Srs. Jornalistas da SIC ou outras personalidades influentes venham a ler o meu blog, deixei lá um DESAFIO: fazerem uma investigação dos blogs que prestam serviço público e que espalhem o BEM. Isso é que era um grande feito mostrarem na TV, bons Modelos de Aprendizagem. Mas como sei que não lêm e como sei que o BEM não faz barulho... resta-me a energia de ir espalhando algum.
:)

Avó Pirueta disse...

Anabela, já fui ver o link mas só vejo o moço a mexer os lábios e a ficar com o olhar fixo. Por isso, tirei-me de coisas e fui ver o "local do crime". Mas que diabo é que se passou? Sim, pelo que li hoje e o postado nos últimos tempos (eu só conhecia o blogue do Ramiro de nome e de passagem) não entendo por que um canal de televisão se dá ao desplante de criticar alguns blogues. Começou a censura por acaso? Há amigos em altos lugares? Eu gosto de ter Amigos em altos lugares, mas é no Paraíso...
E quais são os outros "criminosos"?
É que estou mortinha para lhes atirar a primeira pedra! Bem, a sério agora, já fui fazer o meu desagravo ao Ramiro. E obrigada por estares tão atenta, mesmo a olhar para o rio... Um beijo, Carmo

Anabela Magalhães disse...

Há gato. Concordo, Fátima. Recuso acreditar que tal reportagem se deva só a incompetência.
E gostei da sua observação, com a qual concordo, "o bem não faz barulho"!
Eu também vou tentando espalhar algum.

Anabela Magalhães disse...

Atenta. Por agora. A ver vamos.
E contente por teres deixado o teu apoio em casa dele.
E a olhar para o rio. :)
Bjs

Helder Barros disse...

Anabela:

Estes tipos bem sabem que os blogues vieram preencher uma lacuna grave desta democracia cinzenta: falta de participação cívica!
Serão as empresas de comunicação independentes? Não serão elas controladas por lobies e interesses obscuros? Há serviço público e independencia na RTP, quando o José Alberto Carvalho foi mandado calar?
Os blogs em causa, tal como o teu são de enorme qualidade, pela forma como permitem reflectir nas coisas, aceitando o contraditório, de uma forma livre e independente!
Se eles fala nos blogs é bom sinal, é sinal que sabem o poder que a blogosfera tem; pensar livremente e de forma elevada é uma virtude de Abril, mas que alguns senhores do poder, ditos filhos de Abril, muito temem. Continuemos!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelo apoio e pela opinião que aqui deixaste, Helder.
Os blogues vieram para ficar e é escusado tentar espartilhá-los. Cabe-nos a nós fazer as nossas escolhas, também aqui na Internet, de forma livre e responsável. Isto não é diferente da vida real e a vida real também é perigosa. E o que devemos fazer perante esta constatação sobre a vida? Desistir dela?
Por mim, nem pensar.
Ah, e obrigada por me juntares aos pesos pesados em termos de qualidade!!! Ah, ah, ah... pena eles não terem feito publicidade gratuita também ao meu!!

Raul Martins disse...

Olá Anabela!
Obrigado pela gentileza de colocares aqui o link. Não consegui aceder. Tentei algumas vezes durante o dia e voltei há pouco a tentar e nada. Já a terão tiardo? Efeitos do que escreveste e do que outros também escreveram e disseram? Por causa do efeito que o Ramiro fala? Não vi. Paciência.
Carpe diem! E obrigado pela tua mensagem em "gracias a la...".

Anabela Magalhães disse...

Não agradeças... foi tardio mas, como diz o outro "Mais vale tarde que nunca!" E foi sentido.
Quanto à reportagem continua lá.
Experimenta outra vez. Vale a pena ver e ouvir a vergonha.

Raul Martins disse...

Já vi. Obrigado por toda a atenção que tiveste. E mais não digo pois nada acrescentaria.
Carpe diem!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.