domingo, 4 de maio de 2008


Procura - Sahara - Erg Chebbi - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Maracujá

E aqui publico eu outro poema de Maracujá, desta vez um poema sobre "A Procura". Impossível não me associar às palavras profundas de Maracujá. Porque eu também procuro. Incessantemente.

Procura

Procuro
pois vivo:
Deus ou a Verdade?
Uns procuram a verdade de Deus
eu quero a minha.
E procuro-a...
Deus não me seduz,
não me enriquece,
não me satisfaz...
Porque não encontrar os dois?
Serão estes valores
verdade
e fé
tão antitéticos
como a luz e a escuridão?
Sim
A verdade
que procuro
que acredito
que me dá rumo
e que me ilumina
na escuridão da dúvida,
tem lugar para teorias
caminho para o desconhecido
interpretações malditas
errantes
tolas
Bem intencionadas
Compreensão infinita...
Disseram uma vez os poetas Hertfield e Ulrich:
Segue o Deus que falhou!
Mas não...
Não quero falhar
As minhas acções importam
para alguém
Não posso falhar...
Quero viver
aceso
acossado pela vontade
ânsia
veneração pela verdade
procuro-a então incessantemente
pois enquanto houver respostas
há esperança.
Quando se dissiparem as dúvidas,
se desvanecerem as perguntas
desvaneça-me eu também
pois encontrei a verdade.
A derradeira verdade...

2 comentários:

Avó Pirueta disse...

Anabela, por favor diz ao Maracujá que se ele procura já está a encontrar. E há-de encontrar a Verdade e Deus, não existem um sem o outro. Só que, às vezes, os designamos por nomes diferentes. Mas Deus nunca se confunde e reconhece-se nos nomes que Lhe damos. O Maracujá, por entreportas, e a Vera, pelo mesmo caminho, já são alvos da força dos meus bons desejos. Que procurem sempre, a Procura é a Vida e vice-versa, é claro. Beijinho para todos da Carmo

Anabela Magalhães disse...

Não preciso de lhe dizer. Ele próprio lerá as tuas palavras aqui no blogue.
E concordo completamente com a tua afirmação: "A Procura é a Vida e vice-versa, é claro!
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.