sexta-feira, 30 de maio de 2008




Professor Zé Diogo - Esa - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Zé Diogo

Hoje foi o dia deste professor por um dia brilhar. Foi o último aluno da minha turma do 9º H a "agarrar" e a leccionar uma aula como se de um professor se tratasse.
A aula versou o tema das Novas Instituições Democráticas surgidas em consequência do 25 de Abril e ainda a integração de Portugal na Comunidade Europeia e durante quase 90 minutos o Zé Diogo brindou-nos com a aula mais interactiva de todas as leccionadas pelos alunos até esta data. Turma 9ºF incluída.
Grande amante de futebol, que pratica desde pequeno, lembrou-se até de levar uma pequena bola para a sala de aula e, à medida que colocava as questões, ia atirando a bola aos colegas que tinham de dar resposta pronta. Devo dizer que de início torci um pouco o nariz à estratégia e pensei que não demoraria muito até aquilo descambar, mas a verdade é que a esmagadora maioria dos alunos correspondeu muitíssimo bem e empenhou-se no jogo ordeira e responsavelmente. Também o professor fez logo de início um aviso... se começarem a abusar acaba-se o jogo de imediato! Boa, Zé Diogo. É assim mesmo, não há como esclarecer desde o início as regras do jogo.
A apresentação em PowerPoint estava muito bem estruturada, com esquemas muito bem feitos pecando só pela falta de imagens que a tornaria ainda mais apelativa.
Portanto, e como ponto mais frágil da sua apresentação, a ausência de imagens, mas que foi amplamente compensada pelo extremo rigor do trabalho feito e pela extrema interactividade durante toda a aula ministrada por este professor por um dia.
De notar ainda o facto de me parecer, a dada altura, que o Zé Diogo era um peixinho dentro de água que nunca fez outra coisa na vida que não leccionar.
Tivemos ainda tempo, no final, para um debate de ideias muito aceso e um confronto de opiniões sobre emigração e imigração que ficou incompleto e será retomado na próxima aula.
Os meus parabéns, Zé Diogo. Acabamos estas aulas em beleza.

4 comentários:

Raul Martins disse...

E andou por aqui um "bobo" da corte da "ratolândia mesquinha" a dizer asneiras. Mais um exemplo claro do trabalho que é fruto daquilo que vais semeando nos teus alunos.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Um bobo da corte... também é um bom nome e esse não me tinha ocorrido!
E gosto particularmente de semear. E de colher.
Obrigada pelas tuas palavras, Raul.

Dianita disse...

Sim sem duvida uma aula interessante...
Aquela bola andava de um lado para o outro...
Interactividade foi coisa que nao faltou...

Parabens Mirandinha

;D

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida Dianita! Interessante estratégia.
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.