segunda-feira, 5 de maio de 2008


Joana - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Fim de Ciclo

Estamos em plena Queima das Fitas e é agora tempo de fim de vida estudantil para a minha filha Joana que em breve terminará a sua licenciatura em Ciências Farmacêuticas. Por isso aqui a posto numa fotografia em que ela aparece de costas com a sua cartola roxa. Tirei-a ontem à noite, para a poder postar hoje mesmo neste blogue, simbolizando o fim de um ciclo da sua vida, iniciada aos três anos de idade, aquando da sua entrada no infantário, pela primeira vez, aqui mesmo em S. Gonçalo.
Conheço muita gente que considera esta etapa da vida, que agora ela deixa para trás, como a melhor de todas as que já viveram e suspiram, suspiram pelos tempos felizes, de poucas preocupações e poucas responsabilidades. Devo dizer que para mim nunca foram os melhores. Os tempos de estudante não provocam em mim essa nostalgia que eu vejo tão disseminada entre tantos amigos e conhecidos e gosto incomparavelmente mais do mundo do trabalho que me dá muito mais gozo e satisfação.
A ver vamos o que ela dirá sobre tão importante assunto.

10 comentários:

Avó Pirueta disse...

Um dia, Anabela, talvez sem ser num blogue eu te possa explicar porque digo o mesmo que tu. Mas sinto uma nostalgia por não ter tido tanta coisa! Também eu poderia dizer como minhas as palavras daquele menino negro, a seguir ao Natal, quando se encontrou com o seu amiguinho branco, filho da patroa da sua mãe lavadeira:
Menino Jesus não foi no meu cubata,
ou cum medo qu'a gente comesse Ele
ou receio talvez que minha pai lhe bata.
Branco é rico, vive felizmente
mas negro ser mais triste que ninguém.
Está tão coitadinho, tão marmente
que nem um Jesus pra ele tem!
E agora fico sem palavras. Mas ainda tenho fôlego para te mandar um beijo e parabéns, a ti e à Joana. Também a minha filha se chama Joana.Carmo

rui disse...

Concordo com você, o trabalho também me procura mais satisfações das que me derão os estudos. Aprender fora lindo, porém enche-me muito mais a utilidade do que faço, e há poucos dias nos que não siga a descubrir coisas novas. Além disso, os estudos na universidade forão tão duros que começar a vida de trabalhador supus quase uma liberação. Saudade doutros tempos... não, o melhor por obrigação sempre está à frente.

Anabela Magalhães disse...

Concordo, Rui, o melhor é sempre o que está à frente e jamais o que está atrás!
Era só o que mais faltava. :D

Raul Martins disse...

Cada ciclo da vida tem a sua história. E o ciclo que se avizinha para a Joana será novo para ela e novo para a mãe.
E gosto desta mensagem de esperança de quem acredita sempre que o amanhã é melhor.
Aproveito para dar os parábens à Anabela pela filha e desejar à Joana que encontre no caminho que escolheu a sua realização profissional (como a mãe) e nela a felicidade e que, ao seu modo, vá colaborando para tornarmos este mundo um espaço mais colorido para vivermos.

Carmo, que doçura a lembrança poética que deixa em comentário. Que felizardos somos por a podermos ter como amiga e bebermos da sua sabedoria e da sua experiência.

Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada Carmo e Raul. Sois grandes pilares blogosféricos!
Gosto sempre das vossas palavras.

sahel72 disse...

tres jolie photo..

sahel72 disse...

tres jolie photo..

Anabela Magalhães disse...

Nam, Sahel, nam, c`est une trés jolie photo de Joana.
Chuckhran, sahab ashab Sahel.
Kirak?
Kirak el ayl?
Ila nahar akkor, Sahel, je t`embrasse trés, trés fort... Comme toujourd
Anabela

Anabela Magalhães disse...

É, evidentemente, "comme toujours".
Aqui fica a correcção deste gatito que miava em francês no meu blogue!!! lol

Anabela Magalhães disse...

É, evidentemente, "comme toujours".
Aqui fica a correcção deste gatito que miava em francês no meu blogue!!! lol

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.