terça-feira, 6 de maio de 2008


Blogue Natureza, do Xico
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Francisco - Xico - Ocix

O Xico entrou-me blogue adentro no passado dia 22 de Abril, Dia da Terra, deixando-me um comentário dando vivas ao nosso planeta e deixando-me intrigada sobre quem seria esta personagem que assinava Ocix. Vai daí, e para não perder tempo, perguntei-lhe quem era e vim a descobrir que o Ocix é nem mais nem menos que o Xico, ou o Francisco, do meu 9º H, dono do blogue Natureza, que tal como o nome indica, e segundo as suas próprias palavras, se destina "a todos os amantes da Natureza".
O Xico é só, provavelmente, o aluno mais tímido que eu conheci até hoje. Já nos conhecemos há quase três anos e ainda no início deste ano lectivo se eu lhe dirigia a palavra ou o questionava sobre qualquer coisa era vê-lo encolher-se no seu lugar, desejando, por certo, fugir dali de imediato e a toda a velocidade! Entretanto o nosso relacionamento foi evoluindo e ele já fala comigo todo prazenteiro, a rir-se, e tem um sorriso lindo, emoldurado numa farta cabeleira loira a esbordar de caracóis. Temos tido até algumas conversas através do MSN e, surpresa das surpresas!, o Xico revelou-me uma faceta que me era completamente desconhecida e que é o seu sentido de humor refinadíssimo.
Ora vem tudo isto a propósito do blogue Natureza. Apesar de saber da sua existência desde o dia da Terra, dia em que pela primeira vez o abri e vasculhei, e de saber que o Xico é um rapaz que tem um imenso respeito pela Natureza e pela vida animal, a verdade é que não o "linkei" de imediato ao meu blogue devido a um problemita, agora ultrapassado, com o português. Na verdade, e tal como já tive oportunidade de dizer ao Francisco, todos os textos postados e publicados num blogue são públicos e, como tal, devemos ter um cuidado acrescido com a linguagem utilizada que deve ser, evidentemente, uma linguagem correcta e escorreita. Os meus alunos, devido a esta minha exigência com a língua materna e sendo eu professora de História, perguntam-me muitas vezes "Por acaso é professora de Português?" ao que eu respondo invariavelmente "Claro, todos nós somos professores de Português!" E todos nós devemos ser exigentes com a língua que é nossa. E apesar desta exigência escapam-se-nos por vezes uns gatitos para os posts que desatam a miar mais ou menos aflitivamente... eu que o diga que estou farta de apanhar gatitos nos meus!!!!
Assim sendo já dei as directrizes ao Xico.
Regra número um: utilizar o corrector automático no fim de cada postagem.
Regra número dois: escrever com dois dicionários à mão, um de Português-Português e um dicionário de verbos. É o que eu faço.
O blogue do Xico está corrigido e sei que ele está em pulgas para ver este "post" por isso não vou estar com mais rodeios.
O blogue "Natureza" é um blogue que eu aconselho pela interessante temática, pelas curiosidades informativas, pelos interessantes inquéritos realizados, pela imagem e estética escolhidas, de que eu gosto particularmente. E sei que não sou só eu. A minha filha Joana passando por aqui um destes dias e estando eu com o "Natureza" aberto numa "página" ao acaso comentou "Olha que blogue bonito!"
Pois é, Xico, já tens mais uma fã.
Parabéns pelo teu trabalho.

E aqui está mais um ganho para a blogosfera!!! Isto não pára de aumentar!!

Pode visitar o blogue do Ocix em http://bioespaco.blogspot.com/

Nota - Esta nota final está a ser escrita depois do Xico me enviar uma correcção de um gatito que ele descobriu no meu post... escrevi eu "exugentes"!!!! Lol Que disparate!!! Obrigada, Xico!!! :D
Está corrigido.

4 comentários:

Raul Martins disse...

Eu também por lá andei e gostei. Muito simples, bem organizado, notícas pequenas, belas fotografias a acompanhar os textos. Merece este destaque aqui e acerdito que o xico vai fazer cada vez melhor.
Olha o cordão umbilical, Anabela!

Anabela Magalhães disse...

Eu sei que andaste, Raul. Quanto ao meu cordão umbilical ele é elástico, tal e qual como o teu...:D
Obrigada

Avó Pirueta disse...

Anabela, quem semeia, colhe. Semeias, cuidas, colhes e colherás. E terás os teus celeiros cheios de recordações felizes.
O Amor que transborda das tuas palavras é a Motivação Maior. Porque é o melhor adubo. Um abraço, Carmo
PS. E obrigada pela defesa da nossa Língua.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Carmo, pelas tuas palavras, essas sim, que transbordam afectos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.